Os vertebrados ( do latim vertebratus, com vértebras) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamiferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Outras características adicionais são a presença de um geralmente simétrico – a sistema muscolar, simetria bilateral é também uma característica dos vertebrado – e de um sistema nervoso central, formado pelo cérebro e pela localizados dentro da parte central do medula espinal, esqueleto (crânio e coluna vertebral).
Foram encontrados vestígios dos vertebrados até ao período Siluriano (há 444 a 409 milhões de anos). Logo abaixo 2 exemplos de vertebrados.
![Green snake on wall drain.jpg](http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d1/Green_snake_on_wall_drain.jpg/220px-Green_snake_on_wall_drain.jpg)
As serpentes, também chamadas cobras ou ofídios, são répteis poiquilotérmicos (ou pecilotérmicos) sem patas, pertencentes à sub-ordem Serpentes, bastante próximos dos lagartos, com os quais partilham a ordem Squamata.
Todas as cobras são carnívoras, comendo pequenos animais
Algumas cobras têm uma picada venenosa para matar as suas presas antes de as comerem. Outras matam as suas presas por estrangulamento. As cobras não mastigam quando comem, elas possuem uma mandíbula flexível, cujas duas partes não estão rigidamente ligadas,
todos os animais possuem a coluna vertebral
(Thaynara 62)
Nenhum comentário:
Postar um comentário