quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Aracnídeos(5)

Os carrapatos são ectoparasitas hematófagos, e responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças.

Encontra-se difundido por toda a Terra tanto no campo como na cidade, pois o principal motivo de sua ação é o ser humano ou animal de cujo sangue se alimenta, sendo por isso considerado hematófago.

Existem espécies microscópicas até 0,25 mm de diâmetro. Vivem em touceiras, capim, no chão, entre as madeiras em climas úmidos ou secos, em todos os continentes.

Estudo dos invertebrados

De forma geral, podemos dizer que a grande maioria dos invertebrados é capaz de se locomover. Contudo, as esponjas somente realizam esta tarefa quando elas ainda são bem jovens e pequenas. Já as lagostas e os insetos são capazes de se movimentar durante toda sua existência.

Diferentemente dos vegetais (que produzem sua própria energia através da fotossíntese), os invertebrados necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais).

Os seres desse reino podem ser aquáticos ou terrestres. São muito diversificados quanto à forma, ao tamanho, aos hábitos alimentares, etc.

Eles foram agrupados em diversos filos. Os principais são: poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos.

Poríferos e celenterados: animais "primitivos"
Platelmintos, nematelmintos e anelídeos: vermes
Moluscos: animais de corpo mole e protegido por concha
Artrópodes: insetos e crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes
Equinodermos: animais marinhos de corpo espinhoso.


nome:Paulo e Jonatan Silva

Aracnídeos(4)


Este é o opilião ele parece uma aranha, porém não é, ele vive embaixo da terra e é também um aracnídeo.

Cavalo marinho

Olá agora vou falar sobre o cavalo-marinho!
Você sabia que quem carrega os ovos é o cavalo-marinho macho e não a fêmea. Sabia também que o cavalo marinho come os ovos do mosquito da dengue?
Muitas vezes os ovos não se desenvolvem pois os cavalos marinhos já comeram!!!

Aracnídeos(3)


Os escorpiões são muito temidos, porém, quanto menor mais perigoso. O escorpião pequeno tem um veneno mais mortal que o grande.

LOGO-LOGO VEM AÍ O ARACNÍDEOS(4) TOMARA QUE GOSTEM!!!

Aracnídeos(2)

Ácaros são os responsáveis pela doença "sarna do humano".

O ácaro se esconde em pele humana e em pele de animais também, mantos de lã e até colchões, o ser humano perde em média 1g por dia só com os ácaros.

Vivem cerca de 2 meses a 3 meses onde neste meio tempo acasalam de 2 a 4 vezes e tem entre 20 e 50 ovos.

Animais peçonhentos

Nós estamos escrevendo sobre animais peçonhentos como: a cobra, o escorpião e aranha. Você sabe por que peçonhentos ? Peçonha é uma substância tóxica, que em uma mordida, eles podem matar com seus perigosos venenos.

Aranha: Seu habitat são tocas, madeiras, embaixo de pedras,entulhos,etc. ,pois fazem suas teias para caçar seus minúsculos insetos.

As aranhas distinguem-se dos insetos pelas seguintes características:

  • têm quatro pares de pernas;
  • não possuem asas ou antenas;
  • seu corpo divide-se em duas partes (cefalotórax e abdômen);
  • produzem uma seda ou teia.
Escorpião: Seu habitat são entulhos, sapatos, embaixo de folhas, etc. Sua presa são os insetos, como cupins, grilos, baratas, moscas, e mutucas, e também de outro aracnideo, a aranha.Os predadores naturais do escorpião são as lacraias, louva-deus, macacos, aranhas, sapos, lagartos, sariemas, corujas, gaviões,quatis, galinhas, camundongos, algumas formigas e os próprios escorpiões.

Cobra:
seu habitat é o matagal, "barasso"(emaranhado de galhos), tocas, copas de árvores, etc. Sua comida são ratos, pássaros, ovos, insetos, lagartos, outras cobras. Algumas cobras têm uma picada venenosa para matar as suas presas antes de as comerem. Outras matam as suas presas por estrangulamento. Você sabia que por sermos maiores que as cobras, elas sentem medo de nós???



Alunos: Matheus e Guilherme

Estrela-do-Mar

Estrela-do-Mar: As Estrelas-do-Mar são do Reino Animalia, são do Filo Echinodermata e da Classe Asteroida. As estrelas-do-mar não possuem cérebro, o seu sistema nervoso é ventral e ganglionar .Quando as estrelas do mar quebram uma parte de seu corpo que esteja nas "pontas"(ou seja seus braços) elas consegue regenerar um outro criando ate uma nova estrela do mar ou um braço mais resistente.

Luiz Henrique e Vinicius

Olá pessoal esta é uma Caravela, ela é parecida com uma água-viva não é?
A caravela é 99% água, ela não tem cérebro nem anús, por não possuir um cérebro ela não te ataca, porém depois de certo tempo os animais "caem no seu abraço"!
Essa é minha postagem tomara que vocês gostem!!!

com carinho Johnatan dos Santos

Aracnídeos

A viúva-negra por sua fama de ser cruel, ela possui um veneno que pode matar em poucos minutos. Existem entre os aracnídeos as aranha, os carrapatos, escorpiões, ácaros e opilões.




Daniel S. Mendes

SERES INVERTEBRADOS [BORBOLETAS]




"A felicidade é como uma borboleta que, quando perseguida, foge de suas garras. Mas que pode pousar no seu ombro se voce ficar quieto e imóvel".

As taturanas são lagartas chamadas de ''lagartas-de-fogo'' por causarem uma sensação de queimação em outros animais e também em seres humanos, ficam em casulos chamados de''pupa ou crisálida que pertencem ao grupo dos lepidoptera''.

Ruana, Karlla, Apoena, Luana, Hellen.

MOLUSCOS CEFALOPODES (POLVOS)(OCTOPODES)


OS MOLUSCOS CEFALÓPODES POSSUEM UM APARELHO DE DEFESA, ONDE O MOLUSCO QUANDO SE SENTE AMEAÇADO SOLTA UMA TINTA NEGRA, SÃO CARNÍVOROS E NORMALMENTE (OS POLVOS) OCTÓPODES.


RELRISON PATRICK GOMES AGUILERA

Animais marinhos (enguia)


A enguia dá choque e pode matar por estar na água, então ela mata por choque.

Lucas André

Animais marinhos-tubarão

Os tubarões fazem parte de uma família muito antiga de animais. Os primeiros tubarões viveram no início do período Devoniano há aproximadamente 400 milhões de anos atrás, 200 milhões de anos antes dos surgimentos dos dinossauros.
O tubarão é vertebrado, e ele é muito perigoso, ele só ataca quando está com fome, ele é animal voraz.

Cleiton, Marcos.

Estudo dos Invertebrados

Turbellaria é a classe de vermes Platyhelminthes.
Conhecidos como planárias que tem uma curiosidade "o poder da regeneração".
A reprodução pode ser feita de forma Assexuada, por bipartição longitudinal (uma da origem a duas) ou Sexuada por fecundação cruzada.
Todas espécies de planárias são Hermafroditas (que são aqueles seres que produzem células sexuais masculinas e femininas), características que garante sua perpetuação nos ambientes de água doce.

Mateus Bays e Renato Cardoso

O que aprendemos

Olá turma 62, eu sou um dos participantes do blog, adoro a turma pois nós conversamos mas aprendemos bastante, nós fizemos o blog na aula de ciências, mas tenho certeza que ninguém falou ainda sobre o que estamos aprendendo!

Estamos aprendendo sobre animais invertebrados, vertebrados, moluscos e várias outras coisas...

Essa é uma das minhas postagens, espero que vocês gostem!!!

Johnatan dos Santos

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ciências

Olá estamos aqui - Turma da Sexta Série 62, agora também com um blog na escola. Esperamos deixar registrado aqui muito do que estamos aprendendo na escola em 2009. Participe do nosso blog deixando seu comentário, OK!